quarta-feira, 18 de maio de 2016

Vias de Minas: Estradas Reais e Ferrovias


SÉTIMO ENCONTRO DO CAMINHO NOVO / 17 E 18 DE JUNHO DE 2016
SANTOS DUMONT – MINAS GERAIS

Helena Guimarães Campos, historiadora, atua como Técnica do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, e na produção de obras históricas, de formação docente, didáticas, paradidáticas e literárias. Sua participação no VII Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo será a seguinte:


"A comunicação está baseada na obra da autora intitulada Caminhos da História:Estradas Reais e Ferrovias (Fino Traço Editora, 2012), um estudo comparativo entre esses caminhos terrestres que serviram ao território mineiro em diferentes épocas. Essa obra busca estabelecer aproximações entre as estradas reais dos séculos XVIII e as ferrovias dos séculos XIX e XX. Do traçado à técnica de construção, das relações com o povoamento e com a ocupação do espaço aos aspectos sociais e culturais ligados à operação de seus típicos meios de transporte e à vida das comunidades do entorno das vias, foram buscadas aproximações entre os caminhos.
A principal referência para esse estudo é a publicação Introdução à História Ferroviária, de Ademar Benévolo (1953), obra surpreendentemente completa que abarca um século de história das estradas de ferro brasileiras e que traz uma pluralidade de percepções e reflexões técnicas, econômicas, sociais e culturais. A partir de Benévolo, a autora contextualiza as associações e comparações entre os referidos caminhos terrestres, estabelecendo semelhanças, diferenças, continuidades e mudanças entre diversos aspectos de suas histórias.
Dentre esses caminhos terrestres, a comunicação privilegia o Caminho Novo e a Estrada de Ferro Central do Brasil, conferindo destaque à região de Santos Dumont. Fotografias antigas e atuais, mapa, esquema, ilustrações, pinturas, charge, propagandas, revistas, jornais, cartaz e textos históricos serão utilizadas na apresentação da comunicação, contribuindo para torná-la ágil e diversificada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário