quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Tiradentes tem mais um espaço para as artes brasileiras

 Mário Mendonça, artista que disponibiliza sua coleção de arte e sua obra para visitação e pesquisa
Desde o dia 19 de janeiro deste ano, a cidade de Tiradentes conta com um importante espaço dedicado às artes.  O Instituto Mário Mendonça, localizado na Praça das Mercês, bem no centro histórico de Tiradentes oferece aos visitantes e pesquisadores de arte um rico acervo, tanto do próprio artista e idealizador do local  como obras de artistas consagrados como Guignard, Di Cavalcanti, Castagneto, Volpi, Milton da Costa, Bracher, Marquetti, Marcier, Ivan Serpa, Bandeira, Iberê Camargo, Djanira, Abelardo Zaluar, dentre outros. A coleção de desenhos está representada por Portinari, Tarsila do Amaral, Inimá de Paula, Marcelo Grassman, Augusto Rodrigues e outros de igual importância. No acervo  de esculturas podem ser vistas obras de Bruno Giorgi, Mario Agostinelli, Evandro Carneiro, Carybé, Toyota, Domenico Callabroni, Ricardo Carvão e escultores regionais.
O próprio Mendonça, nascido no Rio de Janeiro e discípulo de Ivan Serpa e Emeric Marcier, conta sua história: “Com as obras de arte que adquiri ao longo da vida, com meus quadros que passei a reservar pra o museu, com as trocas feitas com meus companheiros pintores ao longo de 30 anos e com o acréscimo de novos espaços pra exposição passei a viver intensamente a concretização do meu ideal. Mente, coração, emoções, pensamentos e recursos se direcionaram para o já batizado Instituto Cultural Mario Mendonça – Tiradentes. Este é o legado que quero oferecer à cidade de Tiradentes.”
O IMM fica na Praça das Merces, 149, centro de Tiradentes, Minas Gerais.
Visite a página: www.mariomendonca.com.br


Um comentário:

  1. Sou historiadora, gosto muito dos temas...inclusive sou parentes dos Penas dessa região...meu nome é Ludmila Pena Fuzzi....

    Abraços

    ResponderExcluir