quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Ouro, Guerra e Fé no Rio das Mortes

Livro de Francisco Brant
São João del-Rei: Ouro, Guerra e Fé no Rio das Mortes relata, em um amplo painel, os principais acontecimentos e aspectos da sociedade e da cultura que ainda são a marca da importante cidade histórica mineira. Nas páginas enriquecidas com muitas fotos e ilustrações autorais, o leitor se transporta ao Arraial Novo do Rio das Mortes - depois vila e cidade de São João del-Rei - e no cenário vê, dentre outros episódios, o controverso caso do Capão da Traição, o cerco aos emboabas pelas tropas paulistas, a Revolução Liberal de 1832, a participação na Inconfidência Mineira, Independência, República e na 2ª Guerra Mundial, bem como seus personagens históricos: Tiradentes, Alvarenga Peixoto, Bárbara Heliodora, o padre compositor José Maria Xavier e Tancredo Neves.
Ao mesmo tempo em que focaliza as principais edificações do patrimônio histórico são-joanense e o seu acervo e manifestações artísticas e religiosas, o livro mostra que os habitantes pioneiros do arraial - criado por Portugal como uma das quatro primeiras vilas fundadas na então Capitania de São Paulo e Minas do Ouro - não confiaram apenas na sorte do ouro fácil. Depois de ali terem travado, no final da Guerra dos Emboabas, os embates decisivos para o domínio dos tesouros que se descobria nos córregos e à flor da terra, eles certamente não imaginavam que o Porto da Passagem - favorecido pela encruzilhada dos principais caminhos que conduziam ao coração das Minas - iria se transformar em um próspero centro comercial. 
O autor ressalta, assim, que São João foi exceção dentre outros núcleos históricos da mineração do ouro que mergulharam na decadência e pobreza. Com uma agricultura rica e diversificada e suas diversas fabricações, o lugar fez que a Comarca do Rio das Mortes, da qual era cabeça, desse origem a inúmeros dos atuais municípios do oeste e sudoeste mineiros. E no século 19, já fundava o primeiro banco e a primeira ferrovia de Minas.   
Tratadas em linguagem jornalística, as informações de São João del-Rei: Ouro, Guerra e Fé no Rio das Mortes ajudam o leitor compreender melhor e desfrutar mais a beleza das edificações e do acervo do patrimônio artístico da cidade, que desde o surgimento do pequeno arraial até hoje mantém influência política e cultural em Minas Gerais e no país. É, pois, um livro para estudantes, turistas e  interessados em história.
Sobre o autor:
Francisco Brant (Chico Brant), é jornalista e mineiro de Belo Horizonte, ele começou a carreira na Última Hora e trabalhou no Diário da Tarde e Diário do Comércio (BH), Revista Manchete, O Estado de São Paulo / Jornal da Tarde e Revista Afinal. Depois de trabalhar como assessor de comunicação social e política na Prefeitura de Belo Horizonte e Governo do Estado, atua hoje na COHAB. Como repórter, fez diversas reportagens especiais sobre o patrimônio histórico de Minas Gerais. É autor da edição especial dos 50 Anos do IPHAN e principal autor de Minas Colonial, ambas publicadas pela CJ Arquitetura / Efecê.

SÃO JOÃO DEL REI - "Ouro, Guerra e Fé no Rio das Mortes"
Autor: Francisco Brant
ISBN: 978-85-909501-0-3

Um comentário:

  1. Como e onde podemos adquirir um exemplar para o nosso acervo?

    Cordialmente,

    Professor Paulo Clarindo
    AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL
    amigosdopatrimonio@gmail.com

    ResponderExcluir