sábado, 5 de fevereiro de 2011

A Comarca do Rio das Mortes no Arquivo do Iphan de São João del-Rei


Segundo  matéria assinada por Gustavo Werneck, do Jornal Estado de Minas, publicada no  dia 30 de janeiro de 2011, o Arquivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de  São João del-Rei  inaugurará suas novas instalações em abril deste ano. Com mais de 50 mil documentos entre inventários, testamentos, processos criminais, tráfico de escravos e outros fundos, o arquivo deverá ser um dos mais modernos do país. Com dois pavimentos, 490 metros quadrados de área construída, a obra consumiu R$ 1,6 milhão advindos do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades  Históricas – PAC das Cidades Históricas. Jairo Braga Machado, historiador e responsável pelo Arquivo Histórico do Iphan afirma que o forte do arquivo são os documentos que registram a história da Comarca do Rio das Mortes, instituída em 1714, uma das três comarcas definidas na primeira divisão do território da então Capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  O tesouro documental que agora passa ser guardado em local digno e tecnicamente adequado, contém cerca de 15 mil testamentos e inventários, com destaques para figuras importantes como músico, Padre José Maria Xavier(1731-1810), um dos delatores no caso da Inconfidência Mineira, Inácio Corrêa Pamplona(1731-1810) e o mestre de Aleijadinho, o arquiteto português José Coelho Noronha (1704-1765), cujas informações ainda eram desconhecidas e foram resgatadas por um pesquisador.
Importante também será a estrutura de conservação do novo arquivo, voltada inicialmente para o próprio acervo  mas depois capaz de prestar auxílio técnico e fiscalizador externo. Contato: (32) 3371-7724

3 comentários:

  1. Após repassar esta notícia ontem, pelo twitter, recebi msgs de seguidores dizendo-se ansiosos por conhecer o Arquivo do IPHAN. São pessoas que pretendem comparecer ao Segundo Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo, planejando chegar a São João Del Rei antes da data de início do evento para conhecer o acervo. Para facilitar o planejamento de todos, seria possível conhecer o Inventário Sumário com antecedência?

    ResponderExcluir
  2. Jairo,
    Parabéns por mais esta realização.
    Gostaria de saber se o Arquivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de São João del-Rei disponibilizará, face a verba e tecnologia empregados e o vasto acervo documental sob sua guarda, computadores para pesquisa " on line" pelos usuários - procedimento que não existe atualmente.
    Está contemplado nos planos do Arquivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de São João del-Rei a divulgação não só do Inventário Sumário, mas também das listas de processos de inventários, de testamentos e de crimes?
    Nos vemos em Agosto 2011.
    Francisco Barros

    ResponderExcluir
  3. Boa idéia. Parabéns! Bom ver o grande historiador Jairo Braga Machado sendo reconhecido pelo trabalho que faz. Ele me ajudou a encontrar os testamentos do meu septavô, meu hexavô e minha tia avó nos arquivos do IPHAN de São João Del Rei.

    ResponderExcluir