domingo, 14 de agosto de 2011

Segundo encontro de pesquisadores do Caminho Novo e Guia de Fontes do Arquivo Histórico Municipal



I – SEGUNDO ENCONTRO DE PESQUISADORES DO CAMINHO NOVO DE MINAS GERAIS

Recebi e agradeço o convite da Associação Cultural do Arquivo Histórico Municipal Professor Altair José Savassi. Infelizmente, não poderei comparecer, assim como também não me foi possível fazê-lo no Primeiro. Mas como curioso de nossa história, mormente do Caminho Novo, cuja ideia e a realização nasceram em Barbacena, na antiga Borda do Campo, por iniciativa de Garcia Rodrigues Paes e Domingos Rodrigues da Fonseca Leme, fico feliz em saber que há pessoas interessadas neste assunto e pesquisadores sérios e competentes que a ele se dedicam. O Segundo Encontro está programado para São João Del Rei, de 19 a 21 deste mês. Barbacena será representada por uma plêiade de estudiosos e integrantes de nossa Associação Cultural (ACAHMPAS), nas pessoas dos professores Luiz Mauro Andrade Fonseca, Francisco Rodrigues de Oliveira, Geraldo Barroso de Carvalho e Edson Brandão. Outros debatedores e palestrantes da UFMG, UFOP, UFSJDR, IPHAN (São João Del-Rei), e de Santos Dumont e Juiz de Fora estarão presentes neste histórico encontro. O estudo e as pesquisas sobre o Caminho Novo abrem perspectivas por sua difusão e conhecimento, pois tenho notado que a imprensa em geral tem dado mais notoriedade ao Caminho Velho, por onde primeiramente os bandeirantes adentraram os sertões das Minas Gerais, difundiram suas riquezas, fundaram vilas e povoações e deram início à exploração do território mineiro. Todavia, é preciso ressaltar também a importância do Caminho Novo – e nisto a imprensa não tem dado a merecida atenção, pois foi nele que se registraram os mais notáveis episódios de nossa história, mormente os da Conjuração Mineira, a meu ver o mais lídimo movimento pela libertação da Pátria Brasileira. È verdade que ultimamente têm surgido opiniões esparsas e deprimentes em torno da Conjuração e de seu maior condutor – o Tiradentes, mas tais opiniões não encontram suporte capaz de anular a verdade histórica.

II – GUIA DE FONTES DO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL

Acontecerá no dia 15 deste o lançamento do CD-ROM GUIA DE FONTES DO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL PROFESSOR ALTAIR JOSÉ SAVASSI, no salão do Tribunal do Juri do Fórum Mendes Pimentel. Será mais uma oportunidade para os estudiosos de nossa história conhecerem o esforço e a dedicação dos pesquisadores da Associação Cultural ACAHMPAS.
Lembro-me de que há vários anos estavam depositados na antiga Sericícola muitos processos e outros documentos abandonados e sujeitos ao risco de deterioração. Alertadas, autoridades e outras pessoas se movimentaram no sentido de sua recuperação, parecendo-me ser CD-ROM o resultado de seu dignificante trabalho. Será mais uma fonte de consulta para os barbacenenses interessados na história da cidade.

Prof. Newton Siqueira de Araújo Lima
Fonte:www.barbacenaonline.com.br




Um comentário:

  1. Prof. Newton, gostaria de saber o horário do evento do dia 15/08 (leolisboa.2009@gmail.com).Obrigad,Leonardo Lisbôa.

    ResponderExcluir