sábado, 28 de maio de 2011

Ouro Preto revive Triunfo Eucarístico neste domingo

 Reprodução

Neste domingo (29), Ouro Preto, em Minas Gerais, vai reviver o Triunfo Eucarístico, uma procissão que marcou a transferência do Santíssimo Sacramento da Igreja do Rosário para o novo templo, a Matriz do Pilar. Elementos religiosos e pagãos fazem parte da cerimônia, que uniu várias classes sociais, de diversas crenças, na época. O evento faz parte das comemorações do aniversário de 300 anos de Vila Rica, atual Ouro Preto.
Tombada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, a cidade mineira celebra o aniversário em 8 de julho de 2011, mas as comemorações começaram um ano antes. As festividades têm a intenção de resgatar as tradiçôes da cidade.

Entre os 'presentes' pelos 300 anos da localidade, acontece a Mostra de Filmes Cine Vila Rica, em que os filmes escolhidos, que serão exibidos em seções gratuitas, são produções que tiveram Ouro Preto como locação ou que tratam de alguma forma da história da cidade. Debates com cineastas e membros do elenco que trabalharam nessas proOduções também estão previstas.

Em julho, Ouro Preto recebe uma série de shows com apresentações gratuitas na Praça Tiradentes, um dos cartões-postais da cidade. O Festival de Inverno; a reedição do livro do Bicentenário, considerada a primeira obra relevante a defender a guarda e a conservação do patrimônio histórico brasileiro, e o lançamento da edição do Tricentenário; o Arraiá de Ouro Preto; o  Simpósio Internacional de História 'Poderes e Lugares de Minas Gerais: 300 anos de Ouro Preto'; a comemoração de Corpus Christi; a Festa dos Mineiros e o Festival Gastronômico também fazem parte da programação prevista.

 Reprodução. Clique na imagem para ampliar


Em novembro a cidade histórica vai sediar o 16º Congresso Brasileiro de história da Medicina e 8º Congresso Mineiro de História da Medicina, em promoção da Sociedade Brasileira de História da Medicina e o Instituto Mineiro de História da Medicina.


Um comentário: