quarta-feira, 23 de março de 2011

Uma imersão na arte e na cultura das cidades históricas mineiras

 O jornalista e pesquisador Mauro Werkema
Foto: Reprodução



Com palestra e lançamento de livro no próximo dia 1º. de abril, na Associação Médica de Barbacena, o jornalista Mauro Werkema aposta no encontro entre Cultura e Turismo e revela o fascínio que envolve as cidades históricas de Minas Gerais


A obra História, Arte e Sonho na Formação de Minas é resultado de vários anos de trabalho intenso entre leituras e pesquisas documentais do jornalista, psicólogo e gestor cultural Mauro Werkema, que vem a Barbacena, no dia 1º.de abril, para uma palestra na Associação Médica, em uma promoção do centro de Memória Belisário Pena. Para se ter a dimensão do trabalho envolvido, somente as referências bibliográficas ultrapassam as duas centenas. A isso somam-se uma intensa vivência do autor em sítios históricos, principalmente Ouro Preto e Mariana, e a longa prática profissional no jornalismo, na gestão cultural e em órgãos ligados ao turismo. Realizado com recursos da lei Rouanet, com patrocínio da Copasa e da CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, o livro vem também contribuir para aprimorar a formação dos gestores na área de Turismo e Cultura e seus diversos segmentos.

O pintor Carlos Bracher, que assina o prefácio, acredita que Mauro Werkema “descobrindo fontes, aclarando segredos”, produziu “a nova Bíblia sobre a matéria” que contém “a certidão do Estado de Minas Gerais”. Já o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, no texto de apresentação, destaca o conteúdo inovador e o perfil múltiplo da publicação: “É guia e manual, roteiro e cartilha, enciclopédia e resumo. Sua leitura dá prazer. Apresenta-se como ferramenta técnica, sendo um recreio erudito.”

Editado pela Duo Editorial, com projeto gráfico de Lúcia Nemer, ilustrações de Carlos Bracher e Rômulo Costa Vianna e fotos de Eduardo Trópia, com 504 páginas, o livro propõe uma viagem amparada em fatos históricos e suas ilações culturais. Ela começa ainda no Brasil colônia e se estende até aos nossos dias, permitindo ao leitor uma visão completa da formação de Minas, com ênfase na expansão das cidades históricas sob o impacto da corrida pelo ouro e pelo diamante. São esses preciosos tesouros do passado e do presente, rica e minuciosamente interpretados, que vão oferecer ao turista diferenciado o que o autor chama de “possibilidades de sonhos”. É o próprio Werkema que, ao final do texto de introdução, arrisca uma possível síntese desse universo inesgotável: “Minas é história. Sua arte inaugura a identidade cultural brasileira. Sua natureza diversa, conforma o mineiro e sua feição social. Ambos, história, arte e natureza, convidam ao sonho, exercício do imaginário e do vivencial. Eis Minas Gerais.”
A palestra tem entrada franca e começa às 20 horas, no auditório da AMBa, Rua Heider Pereira Teixeira, 125, Bairro do Campo. Maiores informações: 3331-3376.

Sobre o autor
Mauro Werkema é belo-horizontino e cidadão honorário de Ouro Preto. Jornalista, psicólogo e administrador. Como jornalista, trabalhou em vários veículos, entre eles a TV Globo e Jornal Estado de Minas, onde foi editor-chefe. Integrou a equipe inicial da Secretaria de Estado de Cultura, foi diretor em Ouro Preto e em Minas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, presidente da Belotur e, por três vezes, presidente da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). É autor de vários projetos, pesquisas e artigos sobre Cultura, Turismo e Marketing. Coordenou, pela Secretaria de Estado de Turismo, a elaboração do Plano Diretor de Turismo para Minas Gerais, em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário