terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Série-II Encontro dos Pesquisadores - Palestra 1


 O Prof. Francisco Rodrigues de Oliveira, da Associação Cultural do Arquivo Histórico Municipal "Prof. Altair Savassi"de Barbacena falou sobre Caminho Novo e Caminho Velho

Antigas ligações entre os Caminhos Novo e Velho na região das Vertentes, por Francisco Rodrigues de Oliveira

Sede da Academia de Letras de São João del-Rei,
Dia 19 de agosto de 2011 - 09:00 h
Foi apresentada cartografia do Caminho Velho e Novo e explicado que o Caminho Velho era vulnerável no trecho marítimo do Rio de Janeiro  até Parati, frequentado por piratas. Além disso, o percurso total consumia até três meses de deslocamento, enquanto pelo Caminho Novo era possível ir do Rio de Janeiro a Vila Rica em apenas um mês.
O palestrante demonstrou que, no início de cada caminho, havia uma boa distância a separá-los. Ao entrar no território correspondente a Minas Gerais, as duas vias iam se aproximando até se unirem na altura do atual município de  Conselheiro Lafaiete. Na parte inferior da Serra da Mantiqueira, a mata era fechada. Já no Campo das Vertentes, região que abrange São João Del-Rei e Barbacena, só existia mata nas margens dos rios, as chamadas matas ciliares. As demais áreas do campo eram cobertas por vegetação rasteira, com árvores esparsas.
Esta condição, segundo entendimento do pesquisador, parece ter favorecido o surgimento de várias trilhas, anteriores à abertura dos Caminhos Velho e Novo, resultando em que ambos tenham sido, na verdade, o alargamento de vias já existentes. Ressaltou que o índio, por não conhecer o cavalo, teria aberto trilhas bem estreitas. Advindo a necessidade de transporte de carga, em lombo de animais, tornou-se imperioso transformar aquelas picadas em passagens que permitissem o trânsito de um animal com cargas dispostas dos dois lados.
O Professor Francisco citou os viajantes estrangeiros que passaram pela região nos séculos XVIII e XIX, buscando responder a curiosidade dos europeus. A partir da vinda da Família Real Portuguesa, em 1808, surgiram as expedições científicas, com objetivos mais específicos.
Outros mapas foram apresentados. Um deles, do final do século XIX, com as condições geológicas de Minas Gerais . Em seguida um mais recente, já contando com a tecnologia da fotografia aérea.
A imagem de um rancho despertou curiosidade na platéia, sendo explicado que era uma cobertura de sapé sobre quatro esteios que servia para abrigar os viajantes. Os estrangeiros reclamavam do desconforto e dos bichos de pé e carrapatos, além do hábito dos tropeiros de cantarem durante a noite inteira depois de passarem o dia todo trabalhando duro.
Francisco Rodrigues de Oliveira explicou também que o proprietário construía o rancho a pequena distância de sua casa, onde só se hospedavam as autoridades que por ali passassem. Para os demais, que ficavam debaixo daquela cobertura, nada era cobrado pela estadia, mas pela venda de alimentos, especialmente o milho para os animais.
Em seguida discorreu sobre a forma como eram desenhados os mapas no final do século XIX. Chamada triangulação, consistia em alcançar um determinado ponto elevado que permitisse a visualização de outro ponto de mesma altitude. Medindo-se a distância entre os dois pontos, através de um aparelho de medição de ângulos, era possível completar o terceiro lado do triângulo. Fazia-se, então, um levantamento de detalhes da área medida. De cada triângulo composto partia-se para suas interseções.
Foi citada a Várzea do Marçal, localidade próxima a São João Del-Rei, que foi o ponto de início da medição naquela região. E explicando como o trabalho era realizado, Francisco Rodrigues de Oliveira destacou que os encarregados da operação eram engenheiros dos quais se exigia também boa capacidade de expressão gráfica para registrar em papel os componentes encontrados. Além disso, havia uma turma para fazer a medição linear entre dois pontos e outra turma fazendo a mesma medição no caminho inverso, tirando-se a média dos dois resultados encontrados.
Além de Cunha Matos, o cronometrista do Caminho Novo, Francisco Rodrigues de Oliveira mencionou em sua palestra os viajantes Antonil, Tavares de Brito, Costa Matoso, Saint Hilaire, Langsdorff e Richard Burton, personagens que passaram pela região e com suas descrições contribuíram para que as informações chegassem até nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário