terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Série - II Encontro dos Pesquisadores - Introdução


 Aspecto externo do local onde aconteceu o II Encontro dos Pesquisadores


Introdução

Reunindo resenhas elaboradas por Nilza Cantoni, com o apoio de Francisco de Barros, Joana Capella e Silvia Buttros, durante o II Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo, realizado entre os dias 19 e 21 de agosto de 2011, em São João del-Rei, iniciamos uma série retrospectiva das palestras apresentadas durante o referido encontro. Além da resenha, serão disponibilizadas, na íntegra, as apresentações projetadas por cada palestrante, bem como alguns áudio-visuais exibidos durante o evento. Agradecemos o companheiro Alex Guedes dos Anjos pela reunião de parte do material e pedimos aos palestrantes cujas apresentações ainda não estejam disponibilizadas que colaborem, nos enviando seus arquivos. Importante ressaltar que este Encontro é itinerante. Sua primeira edição aconteceu em 2010, em Barbacena e o III Encontro será realizado em 2012, na cidade de Conselheiro Lafaiete.

 

Abertura do Segundo Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo, por Luiz Mauro Andrade da Fonseca

Sede da Academia de Letras de São João del-Rei,
Dia 19 de agosto de 2011 - 08:30 h
Iniciando os trabalhos, Luiz Mauro Andrade da Fonseca falou sobre a informalidade do Encontro, para o qual as pessoas foram espontaneamente, fizeram a inscrição na hora, as despesas foram socializadas e os palestrantes não receberam cachê. Ressaltou que o público foi diferenciado, não  um público leigo, mas  formado por  pessoas que acompanham as palestras com muita atenção e conhecimento prévio.
O objetivo do encontro, disse o Dr. Luiz Mauro, foi promover uma reunião de pesquisadores que apresentaram os temas que estudam para compartilharem  com os demais as suas experiências. Compareceram pessoas vinculadas à universidades ou não, genealogistas, pessoas voltadas para a preservação do patrimônio cultural, memorialistas etc. E mesmo os que não estavam diretamente ligados ao tema, acabaram se interessando dada a espontaneidade com que foram abordados os assuntos.
Destacou que há um cuidado de se evitar a repetição desnecessária do que está publicado em livros, por não ser de interesse a apresentação de assuntos já estabelecidos, mas de pesquisas regionais, autênticas, que ajudem a progredir. O Caminho Novo foi escolhido por mote dos Encontros, o que não impede que sejam  abordados todos os caminhos de Minas, como a Picada de Goiás e outros que nos ajudam a compreender a história de Minas e do Brasil.
Explicou que ele ( Dr. Luiz Mauro) e Francisco Rodrigues de Oliveira trabalham com sesmarias há cerca de 20 anos, e que a maior dificuldade sempre foi com a toponímia. Como exemplo, citou o nome Cuiabá que aparece nas cartas e, evidentemente não se refere à cidade do Mato Grosso. Ou seja: são documentos que trazem topônimos pouco conhecidos pelos pesquisadores. Motivo pelo qual foi convidada a professora Maria Cândida Seabra, que falou sobre Toponímia da Comarca do Rio das Mortes e que certamente permitiu um grande salto na pesquisa dele e de Francisco Rodrigues de Oliveira e outros envolvidos no tema.
Finalizando, o Dr. Luiz Mauro deu boas vindas e agradeceu a presença de todos, desejando que formem uma confraria de amigos que facilitem o avanço das pesquisas de uns em contato com as experiências dos outros. Agradeceu também ao presidente da Academia Sanjoanense de Letras, José Cláudio Henriques, que compareceu à abertura do encontro,  acompanhado pela secretária da instituição, Zélia Maria Leão Terrell, pela cessão do espaço para a realização do Encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário