quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Consolidando um Novo Caminho Novo

 A casa da Inconfidente Bárbara Heliodora foi o portal de entrada para o
 Segundo Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo
Se era  ouro,  conspirações, ou  idéias libertárias que uniam aqueles que percorriam os caminhos que ligavam o Tijuco ao Rio de Janeiro, hoje temos como objetivo a integração de todos  que ainda percorrem estes trechos mas pelo viés da história e do resgate da memória. O Segundo Encontro  de Pesquisadores do Caminho Novo cumpriu plenamente este objetivo.
Foram cerca de 60 participantes, 48 devidamente inscritos e contribuintes, mais de 10 horas de palestras e comunicações, prova de que podemos classificar este Encontro como uma verdadeira "maratona" de história.
O núcleo organizador do Encontro (Luiz Mauro, Marta Imbroinise, Francisco Rodrigues e Jairo Machado) agradece comovido a dedicação e a contribuição de pessoas como, José Cláudio Henriques, presidente da Academia de Letras de São João del-Rei, um perfeito anfitrião e companheiro de organização. Rosy e equipe da Biblioteca Pública Municipal Baptista Caetano D´Almeida, Sandra, estagiária do Iphan, Sílvia Boussada, Cláudio Luiz da Silva e Livraria Quarup, Ilceu Carvalho e equipe da casa da Serra, em Prados, Alex Guedes dos Anjos. Agradecimentos especiais às representantes das Caminhantes da Estrada Real (Maria Elvira, Maria da Consolação, Olguinha, Wanilce  e Ivone) por sua presença. Obrigado a todos que participaram do Encontro! Até em 2012...

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A tradição das bandas de música resgatada em CD

CD resgata composições sacras e profanas de músicos mineiros

A Companhia dos Inconfidentes está divulgando o CD Marchas Mineiras para Banda, com marchas para banda de música de compositores mineiros - do século 19 até hoje. Gravado pela primeira vez com músicos profissionais, o repertório mistura marchas festivas e fúnebres, uma característica das cidades do interior de Minas Gerais, em que o Carnaval e a Semana Santa são tradições opostas e complementares.  Na seleção do CD, Marchas Mineiras para Banda estão os compositores: Martiniano Ribeiro Bastos (1834-1912), Luiz Baptista Lopes (1854 - 1907), Ireneo Baptista Lopes (1828-1882), José Lino de Oliveira França (1893-1952), Presciliano Silva (1854-1910), Raimundo Santiago (1920-2004), Adhemar Campos Filho (1928-1997), Geraldo Barbosa de Souza (1938 - 2011), Nelson Salomé (1950). Todos têm em comum o fato de serem autodidatas e terem suas obras tocadas ainda hoje nas celebrações religiosas, procissões ou desfiles de suas cidades: São João del-Rei; Prados, Barão de Cocais e Baependi.
As obras foram revisadas, editadas e impressas sob coordenação do maestro Marcelo Ramos, que também assina a regência. CD "Marchas Mineiras para Banda".
Vendas pelo telefone: 32 3371 2289 / 32 8866 0349.
Vendas para lojistas: Sonhos e Sons distribuidora

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

IX Seminário de Museologia, História e Documentação


O amigo e preservacionista ferroviário Victor José Ferreira convida os interessados para um importante seminário voltado para museologia, história e arquivos:


 IX Seminário de Museologia, História e Documentação 

Prezado (a) Senhor (a)

Será realizado nos dias 17 e 18 de outubro próximo, no Auditório do Arquivo Nacional - Rio de Janeiro - RJ, o evento Memória 2011, conforme programação preliminar constante do folder anexo.

O evento será de especial interesse para museólogos, historiadores, arquivistas, professores, pesquisadores, titulares e profissionais de órgãos públicos e entidades de cultura e de patrimônio, estudantes e preservacionistas em geral.

Para inscrições prévias gratuitas on line e informações sobre algumas opções de hospedagem no Rio de Janeiro, clicar em um destes links:


Saudações ferroviaristas.

Victor José Ferreira
Presidente
MPF - Movimento de Preservação Ferroviária

Tel. (21) 3232-9524 - Cel. (21) 7119-8564